quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Dia do Bolinho

" Há Pão por Deus?"
Gritávamos nós na minha aldeia, depois da Missa com a saca ás costas. Haviam anos que ás 2H da tarde ainda não tinha posto os pés em casa...ou então já tinha ido descarregar uma sacada e buscar uma saca fazia para continuar o "peditório".
A minha avó escolhia na véspera as sacas mais bonitas para eu levar, mas o que me interessava mesmo eram as maiores!!!
Na "minha" terra adotiva diz-se "Bolinhos e Bolinhós, para mim e para vós!" e canta-se em função do donativo...

Bolinhos e bolinhós 
Para mim e para vós 
Para dar aos finados 
Que estão mortos enterrados. 
À porta da bela cruz, truz, truz… 
A senhora está lá dentro 
Sentada num banquinho 
Faz favor de vir à porta 
P’ra nos dar um tostãozinho ou um bolinho.


Se derem: 
Esta casa cheira a broa aqui mora gente boa. 
Esta casa cheira a vinho aqui mora algum santinho. 

Se não derem: 
Esta casa cheira a alho aqui mora algum espantalho. 
Esta casa cheira a pão aqui mora algum papão.

                                       

        


O meu "Ninja da Fruta" confessa que quando era pequeno usava algumas "variações" para a parte do espantalho e do papão  :)

Enfim...nostalgia da pura...ADORAVA ANDAR AÍ COM A SACA ÁS COSTAS!


Sem comentários:

Enviar um comentário